As Conferências de Saúde são espaços institucionais voltados à análise dos avanços e desafios do SUS visando propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde. Os protagonistas das Conferências são os representantes dos diversos segmentos da sociedade, sendo vitais para o exercício do controle social.

Em função da convocação da IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial para junho de 2010, que será precedida de etapas municipais e/ou regionais e estaduais, a I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco/II Fórum de Mobilização Antimanicomial corresponde a uma estada regional, de caráter interestadual, envolvendo alguns municípios de Pernambuco e Bahia. O tema central do evento será Saúde Mental: direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios.

A partir da discussão deste temário central proposto pela Comissão Organizadora Nacional, a I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco/II Fórum de Mobilização Antimanicomial buscará promover debater acerca da situação loco-regional da atenção à Saúde Mental, reconhecendo avanços e desafios da implantação da rede de cuidados específicos na região; elaborar propostas e recomendações para a melhoria desta rede nos municípios envolvidos e na região, envolvendo as demais políticas sociais sobre o tema, além da saúde; e eleger delegados às etapas estaduais (Bahia e Pernambuco).

O evento irá abranger participantes de 16 cidades da região do submédio São Francisco:
a. Sete de Pernambuco: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (8ª Gerência Regional de Saúde GERES/SES-PE)
b. Nove da Bahia: Campo Alegre de Lurdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá (15 ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES/SESAB)

Desse modo, as etapas municipais da conferência, no caso destes municípios, ocorrerão conjuntamente, neste fórum loco-regional, sendo possível discutir estratégias de articulação de políticas e cuidados para a região.

Por sua própria natureza, a conferência é um espaço democrático, aberto à participação de todos os segmentos da sociedade: trabalhadores, gestores, prestadores de serviços, usuários e familiares dos serviços de saúde, estudantes, representantes de movimentos sociais e outros.

A motivação para organizar este fórum partiu do reconhecimento da necessidade de discussão ampliada sobre o cuidado em saúde mental na Região do Submédio São Francisco e de proposição de diretrizes, recomendações e estratégias para o fortalecimento local da atenção neste campo. Destaca-se a perspectiva intersetorial da conferência, de modo que a discussão não deverá se centrar apenas no campo da saúde, mas também em outros setores, tais como direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, movimentos sociais e outros.

Na I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco/II Fórum de Mobilização Antimanicomial haverá mesas provocativas de debate, rodas interativas de discussão e plenária final para apreciação das propostas, que serão encaminhadas, por meio de relatório, às Comissões Organizadoras das etapas estaduais da conferência da Bahia e de Pernambuco e defendidas pelos delegados eleitos, neste fórum loco-regional.