Breve Histórico


No Vale do São Francisco vem se anunciando, progressivamente, uma preocupação com o debate em torno da consolidação da reforma psiquiátrica na região e dos seus desdobramentos nas esferas da gestão, do cuidado e da formação do profissional de saúde. Articulando inicialmente os municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, em função da proximidade geográfica, tal preocupação vem se materializando em ações que buscam integrar os diversos atores envolvidos nesse campo de intervenção, buscando produzir impactos efetivos nas realidades dos sujeitos que apresentam sofrimento psíquico nessas cidades e municípios circunvizinhos.

Foi nessa perspectiva que aconteceu em maio de 2009 o I Fórum de Mobilização Antimanicomial: Loucura em Movimento, a partir de ação integrada da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Secretarias Municipais de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Ali se inaugurava um movimento de articulação inédito entre os dois municípios e instituição formadora, gerando-se entre os participantes (estudantes, usuários, profissionais da rede de saúde, gestores, professores) o compromisso de criar um núcleo permanente de discussão sobre a luta antimanicomial e reforma psiquiátrica na região.

Em outubro de 2009 aconteceu a primeira roda de conversa que possibilitou a criação do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão – NUMANS, que vem agregando pessoas interessadas na temática a partir de encontros periódicos e se afirmando como um movimento social em prol da reforma psiquiátrica na região do SubMédio São Francisco. Atualmente o NUMANS conta com representantes da UNIVASF, da UNEB, do Conselho Regional de Psicologia-02 (Sub-Sede Petrolina), trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juazeiro e Petrolina e da rede de saúde, estudantes e usuários dos serviços de saúde mental.

Em meio ao processo de planejamento do II Fórum de Mobilização Antimanicomial, previsto inicialmente para maio de 2010, surgiu a idéia de uma nova configuração, a partir da convocação da IV Conferência Nacional de Saúde Mental... O clima preparatório possibilitaria a especial oportunidade de aprofundar, amadurecer, democratizar e politizar o debate em torno desta luta. A proposta, então, seria conjugar o II Fórum de Mobilização Antimanicomial com uma Conferência Loco-regional de Saúde Mental no Vale do São Francisco, agregando municípios circunvizinhos dos estados da Bahia e de Pernambuco, garantindo a todos os atores locais a oportunidade histórica de expressar democraticamente suas percepções, necessidades e teses sobre esse campo, participando decisivamente com a produção de diretrizes e propostas para a efetivação da política de saúde mental, considerando as especificidades locais.

A partir disso, os integrantes do NUMANS partiram para as articulações e negociações, apenas intuindo a dimensão do desafio. À medida que começamos a encontrar receptividade, a idéia foi tomando formas cada vez mais reais...

Assim, estamos prestes a realizar a I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco/II Fórum de Mobilização Antimanicomial, fruto do trabalho de várias mãos, na perspectiva de que seja um marco histórico-político para os municípios envolvidos, representando um avanço no que se refere à regionalização e à integração da rede de cuidados às pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico.